Desmascaramos mitos sobre o retinol

Nos últimos anos, o retinol se tornou um ingrediente muito popular para o cuidado da pele. Além disso, no mundo da beleza, o retinol é considerado sinônimo de antienvelhecimento. Dado que muita investigação foi feita e inúmeras páginas escritas sobre este ingrediente ativo para o cuidado da pele, é natural que exista uma enorme quantidade de informação e muita desinformação sobre a sua ação e propriedades.

Você provavelmente já ouviu pelo menos um mito sobre o retinol, mas não sabia que era apenas isso – um mito. Decidimos compartilhar com vocês as opiniões de dermatologistas certificados sobre este poderoso princípio ativo que atua contra os sinais de envelhecimento. Vamos dissipar todos os principais mitos do retinol juntos de uma vez por todas.

Mito nº 1: o retinol é muito agressivo para os cuidados com a pele

Quando você está começando a usar retinol, você deve saber que é absolutamente normal sentir uma sensação de queimação ou notar sinais de vermelhidão ou ressecamento na pele. No entanto, isso não significa que o retinol seja muito “agressivo e áspero” para a sua pele. Tenha em mente que o retinol é um ingrediente poderoso e que o período de aclimatação é fundamental. É por isso é muito importante introduzi-lo gradualmente em sua rotina e permitir que a pele se habitue à sua ação.

Desmascaramos mitos sobre o retinol“O retinol é o ingrediente mais pesquisado e desenvolvido para aliviar a expressividade e a visibilidade de linhas finas e rugas”, afirmam os dermatologistas. “E sim, pode ser irritante nas primeiras duas a quatro semanas. Se você tem pele sensível, opte pela versão mais leve em produtos desenvolvidos para pessoas com pele sensível. Alternativamente, você pode misturar seu soro de retinol com um hidratante para diluir a concentração.

Mito nº 2: Os derivados de retinol e o retinol puro têm o mesmo efeito

O retinol puro e seus derivados não são exatamente iguais e não têm o mesmo efeito. É verdade que são frequentemente utilizados para resolver os mesmos problemas, mas os ingredientes puros de retinol atuam mais rapidamente na pele do que os derivados. A razão para isso é o fato de o retinol puro não possuir outros aditivos, enquanto seus derivados costumam conter outros componentes e aditivos. Segundo dermatologistas, os derivados de retinol geralmente não são tão fortes. Isso significa que ao escolher um produto à base de retinol, é preciso ter certeza de que ele contém retinol puro e não seus derivados.

Desmascaramos mitos sobre o retinolMito nº 3: O retinol resseca permanentemente a pele

Os dermatologistas afirmam que é possível notar sinais de ressecamento da pele durante as primeiras duas a quatro semanas de uso do retinol, mas que após esse período inicial a pele deve melhorar.

O que pode ajudar a hidratar ainda mais sua pele é aplicar um creme hidratante adequado após o soro à base de retinol. Pessoas com pele seca também podem introduzir na rotina um creme de retinol, que também ajuda a combater as rugas e ao mesmo tempo nutre a pele.

Mito nº 4: você não pode usar retinol todos os dias

É verdade que os produtos à base de retinol devem ser usados ​​à noite, mas o retinol definitivamente pode ser usado todos os dias. Os dermatologistas confirmam isso, alegando:

À medida que você se adapta ao uso de retinol, geralmente recomendamos aplicá-lo à noite. No entanto, após um ou dois meses, você pode usá-lo todos os dias, desde que sua pele tolere.

Isso significa que você tem que “ouvir” sua pele e adapte sua rotina às necessidades dela.

Mito nº 5: O retinol é apenas um ingrediente “anti-envelhecimento”

Desmascaramos mitos sobre o retinol

É verdade que o retinol é realmente poderoso antienvelhecimento aliado, mas menos conhecidas são as outras propriedades benéficas que tem para a pele. Segundo especialistas da área de dermatologia, o retinol é multitarefa. Remove manchas escuras e uniformiza a tez, sendo também responsável por melhorar o tom da pele. Além disso, estimula a produção de colágeno, o que leva a linhas finas significativamente menos pronunciadas e outros sinais de envelhecimento.

Mito nº 6: Retinol = peeling químico

Muitas vezes é traçado um paralelo entre o retinol e o alfa-hidroxiácido, especificamente que o retinol é uma substância indispensável para peelings químicos na pele. Embora semelhante, a ação do retinol e alfa-hidroxiácido não são exatamente iguais. O retinol é responsável por fortalecer a barreira cutânea e suas funções, além de prevenir a perda de água e colágeno da pele. Por outro lado, o alfa-hidroxiácido é uma substância desejável para esfoliar a pele, sendo recomendada várias vezes por semana para remover células mortas e excesso de sebo da camada superficial da pele e dos poros.

Nossa recomendação para um produto à base de retinol

Por fim, queremos compartilhar com vocês nosso produto favorito à base de retinol, ótimo para a noite antienvelhecimento rotina antienvelhecimento – L’Oréal Paris Revitalift Laser Night Serum com até 0,2% de retinol puro.

Veja esta postagem no Instagram

Uma postagem compartilhada por L’Oréal Paris Official (@lorealparis)

Com até 3 vezes mais retinol puro*, Revitalift Laser Night Serum é um agente antienvelhecimento intensivo que corrige visivelmente os sinais de envelhecimento e até rugas profundas. Com o tempo e com uso regular, reduz as rugas em 100% das mulheres**. Se você usá-lo adequadamente, este poderoso soro irá purificar a estrutura da sua pele e torná-la mais brilhante e radiante. Não se esqueça de aplicar um creme noturno no rosto após usar o soro, e na manhã seguinte proteção FPS.

Esperamos que com este artigo tenhamos dissipado com sucesso os mitos sobre o retinol e esclarecido a sua importância no cuidado da pele! Achamos que sua pele merece, e você?

*Comparado com a fórmula anterior da L’Oréal Paris.

**Teste clínico de 49 mulheres: avaliação clínica de rugas faciais após 4 meses.

Leia mais: Quais tons você escolhe para o outono de 21?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *