O ambiente, a saúde, a proteção social e os cuidados são hoje mais importantes do que nunca. Os acontecimentos sem precedentes dos últimos meses colocaram em destaque o papel das marcas na sociedade atual. As expectativas dos consumidores mudaram – as pessoas querem marcas em que possam confiar, que sejam transparentes e que estejam verdadeiramente empenhadas em ser melhores, especialmente quando se trata de impactar o planeta. *
A Garnier está comprometida com a sustentabilidade há anos, o que é evidenciado pela produção de cada vez mais fórmulas naturais usando ingredientes sustentáveis, bem como ingredientes de “comércio justo”, e até mesmo Garnier foi a primeira marca a promover produtos orgânicos para o cuidado da pele convencional. mercado de produtos. Agora Garnier quer ir ainda mais longe, mudar a forma como a indústria da beleza funciona e ser líder nessas mudanças em nome de todos nós.
Iniciativa Beleza Verde
Beleza Verde a iniciativa de Garnier é uma abordagem holística da sustentabilidade. O objetivo desta iniciativa é reduzir radicalmente o impacto ambiental global da marca até 2025, atingindo os seguintes objetivos definidos:
– Todos os produtos Garnier serão fabricados sem a utilização de plástico não reciclado (Plástico Virgem)
– Todas as embalagens dos produtos serão recicláveis, degradáveis ou reutilizáveis
– Todas as fábricas da Garnier serão neutras em CO2
A iniciativa Garnier Green Beauty procura ajudar os consumidores a fazer melhores escolhas sustentáveis no ponto de compra. Garnier também quer informar os consumidores sobre temas importantes como a reciclagem através de seus canais digitais.
Transformação da cadeia de valor da marca Garnier
O objetivo da iniciativa Green Beauty é transformar todos os elos da cadeia de valor da marca, reduzindo ou neutralizando o impacto ambiental nas seguintes áreas:
Plástico e embalagens
– Até 2025, Garnier deixará completamente de usar o chamado “plástico não reciclado” (Plástico Virgem) em todas as suas embalagens e assim reduzirá a produção de plástico em 37 mil toneladas por ano **
– Até 2025, todas as embalagens Garnier serão reutilizáveis, recicláveis ou biodegradáveis.
Produtos e fórmulas
– Até 2022, todos os ingredientes vegetais e renováveis serão extraídos de fontes sustentáveis
– Até 2025, 100% dos novos produtos Garnier terão um melhor impacto no meio ambiente.
Fábricas e produção
– Até 2025, a Garnier terá fábricas 100% neutras em CO2, graças ao uso de fontes de energia renováveis.
– As emissões de dióxido de carbono nas empresas industriais já foram reduzidas em 72%***.
Fornecimento sustentável de matérias-primas e fornecimento justo
– Até 2025, a Garnier apoiará 800 comunidades em todo o mundo no âmbito do programa de abastecimento solidário.
Relatório de Desenvolvimento de Sustentabilidade
A iniciativa Beleza Verde inclui Relatório de Desenvolvimento de Sustentabilidade**** (Relatório de Progresso de Sustentabilidade), que proporciona total transparência das atividades da Garnier nesta área e que pode ser acessado gratuitamente no site da Garnier. Este relatório também mostra onde a Garnier está hoje, apresenta projetos que já foram implementados com a ajuda de cientistas e especialistas e mostra como a marca alcançará os seus ambiciosos objetivos para o ano de 2025.
Rotulagem de produtos e informação sobre seu impacto no meio ambiente e na sociedade
Garnier será a primeira marca a apresentar nova rotulagem de produtos e informações sobre seu impacto no meio ambiente e na sociedade (Rotulagem de impacto ambiental e social de produtos), como parte do grande programa global que introduzirá a rotulagem de novos produtos e informações sobre o seu impacto no meio ambiente e na sociedade (rotulagem de produtos quanto ao impacto ambiental e social) como parte do grande programa global L’Oreal para o futuro (L ‘Oreal para o Futuro). O objetivo é informar os consumidores sobre o impacto deste produto no ambiente e na sociedade através dos rótulos dos produtos, a fim de fazerem escolhas de compra mais sustentáveis. Esta forma de rotulagem classifica o produto com base na sua classe de resistência, numa escala de A a E, onde os produtos marcados com a etiqueta “A” são os melhores da classe. Para criar esta escala foram levados em consideração 14 fatores de impacto ambiental, tais como: aquisição, produção, transporte, utilização e reciclagem. Este método de rotulagem foi testado pela primeira vez em França em produtos para os cabelos e, no futuro, a rotulagem dos produtos Garnier desta forma estará disponível para consumidores em todo o mundo no site da Garnier.
No âmbito da iniciativa Green Beaty e para apoiar a luta contra a poluição plástica, Garnier associou-se a duas ONG: Ocean Conservancy (proteção ambiental focada no impacto ambiental) e Plastics For Change – destinada a influenciar a sociedade).
O lançamento da iniciativa Beleza Verde também será apoiado pelo lançamento de uma série de novos produtos Garnier.
Por ocasião do lançamento desta iniciativa, Adrien Koskas, Presidente da Garnier, disse:
“A Green Beauty transformará a forma como trabalhamos. Desenvolvida com a ajuda dos nossos parceiros, especialistas e utilizadores, esta iniciativa destaca as nossas ambições no terreno, apoiadas por metas realistas e mensuráveis. Estamos empenhados em reduzir o nosso impacto ambiental e em inovar para permitir um futuro sustentável. Levará algum tempo, mas a iniciativa Green Beauty transformará Garnier e, esperançosamente, a indústria cosmética como um todo. “
* Barômetro Edelman Trust 2020: Relatório Especial sobre Coronavírus.
** Com base no consumo de plástico da Garnier em 2019
***Comparação do consumo de 2019 e 2005
****Relatório de Progresso de Sustentabilidade 2019
Leia mais sobre: DIY: cuidados faciais naturais