Se a sua rotina de cuidados com a pele é simples, use o hidratante e limpador facial mais básicoprovavelmente é hora de novos hábitos, principalmente na forma de produtos de cuidado que contenham vitamina C, retinol e ácido hialurônico.
Esses princípios ativos populares na cosmética proporcionam inúmeros benefícios para a pele, mas se você ainda não tem certeza de quais produtos escolher e como combiná-los, as linhas a seguir vão tirar todas as suas dúvidas!
Quais são os benefícios para a pele da vitamina C, do retinol e do ácido hialurônico?
Vitamina C: Em fórmulas de cuidados com a pele a vitamina C atua suavizando a tez e resolvendo o problema da hiperpigmentação. Foi demonstrado que melhora a aparência da pele e neutraliza os danos causados pelos radicais livres. Funciona de forma mais eficaz em sérum, pois é neste produto que a concentração dos princípios ativos é mais elevada e as moléculas são mais pequenas, o que permite uma penetração mais profunda na pele.
Ácido hialurônico: O ácido hialurônico é a estrela do cenário dos cuidados com a pele, e por um bom motivo. Apenas uma molécula de ácido hialurônico liga 1000 moléculas de água, portanto hidrata intensamente, restaura elasticidade, frescor e volume e remove rugas. Este ácido é suave e, portanto, adequado para todos os tipos de pele, incluindo peles sensíveis.
Retinol: Um ingrediente anti-envelhecimento chave, ajuda a restaurar a camada superficial da pele, reduz as rugas e dá ao rosto um brilho saudável. Mesmo que você ainda não esteja preocupado com o envelhecimento, lembre-se de que o retinol é um ingrediente multifuncional que atua no tratamento da acne, estimula a produção de colágeno, uniformiza a tez e melhora a textura da pele.
Veja esta postagem no Instagram
Como usar os três juntos?
Para que a sua pele mantenha a sua beleza e aspecto da melhor forma possível em todos os momentos, é importante incluir na sua rotina: e vitamina C e retinol e ácido hialurônico – juntos! Graças à vasta experiência e prática, os dermatologistas descobriram algumas das melhores formas de utilizá-los, mais precisamente de combinar estes princípios ativos.
Rotina matinal
1. Limpeza: Independentemente dos produtos que você pretende usar, o dia deve começar com o rosto limpo e fresco. Para obter melhores resultados, escolha fórmulas de limpeza desenvolvidas para o seu tipo de pele.
2. Vitamina C: No rosto limpo, aplique um soro de vitamina C. Isso permitirá que o produto penetre profundamente na pele e assim obtenha os melhores resultados. Para uma tez radiante e uniforme, sem manchas escuras, você pode usar soros de Garnier Skin Naturals Vitamin C ou Vichy Liftactiv Vitamin C, enquanto para peles sensíveis recomendamos La Roche-Posay Vitamin C10. Este o soro reduz os sinais de envelhecimento, melhora a textura da pele e restaura seu brilho.
Veja esta postagem no Instagram
3. Hialurônico: Aguarde alguns minutos para que a vitamina C seja absorvida e aplique um soro de ácido hialurônico. Além de reter a água e manter a hidratação, nutre e renova a pele, sendo um aliado ideal no combate ao envelhecimento precoce. A escolha de soros hialurônicos é grande, e alguns de nossos favoritos são Garnier Skin Naturals Hyaluronic Aloe Serum, L’Oreal Paris Revitalift Filler Hyaluron e La Roche-Posay Hyalu B5 Serum.
4. Creme UV: Uma rotina matinal não está completa sem um fator de proteção. Quando os soros forem completamente absorvidos, aplique no rosto um creme com ampla gama de proteção solar. Isso evitará que os raios UV danifiquem a pele e causem envelhecimento prematuro.
Rotina noturna
1. Limpeza, não uma – mas duas vezes: Antes de ir para a cama, é preciso limpar bem o rosto. Durante o dia, estamos expostos a diversas influências agressivas como poeira e poluição, sendo necessário retirar os restos de maquiagem, bem como as camadas de creme FPS. Portanto, na primeira etapa, utilize água micelar e, na segunda etapa, lave o rosto com um gel facial de limpeza profunda.
2. Hidratação: Pela reação que pode causar ao “contato” com o sol, o retinol só deve ser aplicado à noite e na pele limpa e seca. Por ter tendência a ressecar, principalmente no período em que a pele ainda está se acostumando com esse ativo, uma boa hidratação é necessária após cada uso de um soro de retinol com produtos como o creme facial Mixa Hyaluron Gel Rich.
Veja esta postagem no Instagram
3. Use retinol: O retinol não é apenas para quem tem pele problemática e madura, mas para todos. Porém, para ter certeza de sua eficácia e evitar possíveis irritações na pele, incorpore-o gradativamente em sua rotina noturna. Para começar, três vezes por semana e depois, se necessário, você pode usar com mais frequência. Se já notar sinais de envelhecimento e até rugas profundas, recomendamos o sérum noturno La Roche-Posay Pure Retinol B3 com retinol puro.
Dicas bônus
Para que a sua pele absorva ao máximo os benefícios do sérum, depois de limpar o rosto como parte de sua rotina matinal e noturna, aplique uma essência facial. Atua como booster, ou seja, aumenta o efeito de cada produto subsequente.
Se a sua pele for seca e sensível, entre a terceira e a quarta etapas da rotina matinal, proteja adicionalmente o rosto com um creme hidratante de dia à base de aloe vera ou ácido hialurônico.
Agora que você já sabe como usar e combinar corretamente a vitamina C, o retinol e o ácido hialurônico, tente tirar o máximo proveito da sua tez e não se esqueça de compartilhar conosco suas impressões nos comentários!
Leia mais: Proteja sua pele: truques de cuidados com a pele para o frio!