Dicas e truques: cuidados com os cabelos no inverno

Chocolate quente, patinar, fazer boneco de neve, jogar bolas de neve… Por um lado, um idílio de inverno e, por outro, um desastre iminente! Frio, vento, ambientes aquecidos e ar seco podem causar muitos danos ao seu cabelo. Para protegê-lo do frio e de fatores externos, confie nos conselhos de especialistas e não deixe que o clima extremo estrague a magia do inverno ou o seu penteado!

Veja como nutrir e domar seus cabelos, obtenha a melhor qualidade produtos para cuidados com os cabelos e aproveite a magia do inverno como nunca antes.

Use um shampoo e condicionador hidratante

Veja esta postagem no Instagram

Uma postagem compartilhada por L’Oréal Paris Official (@lorealparis)

Se você não presta muita atenção aos shampoos que usa na primavera, verão e outono, não pode se permitir essa atitude no inverno! Tudo o que você faz deve ter como objetivo restaurar a umidade do cabelo. Escolha produtos que hidratem e nutram profundamente e evite ingredientes agressivos como sulfatos e parabenos, que aceleram ainda mais o ressecamento do couro cabeludo e dos cabelos.

Justamente pelo fato dos cabelos necessitarem de mais hidratação no inverno, é obrigatório o uso de condicionador toda vez que for lavá-los. Preste atenção especial às pontas, que costumam ser as mais danificadas, e enxágue sempre com água fria. Isso ajudará o cabelo a reter a umidade e a ficar mais macio e brilhante.

Inclua uma máscara nutritiva na sua rotina

Veja esta postagem no Instagram

Uma postagem compartilhada por Garnier (@garnier_bg)

Infelizmente, no inverno, mesmo o uso regular de condicionador não será suficiente para nutrir cabelos extremamente secos. É por isso que nos próximos meses é importante usar máscaras hidratantes adequadas e com alta concentração de ingredientes para cuidado e renovação. As máscaras são ideais para restaurar os cabelos, pois devolvem maciez e brilho, retêm a umidade e conferem-lhes um aspecto saudável e bonito.

Tome banho apenas com água morna

Espelhos embaçados no banheiro, vapor de sauna… Quem resistiria a um banho quente quando está frio da Sibéria lá fora? Porém, se você planeja lavar o cabelo com água quente, tire isso da cabeça imediatamente! A água extremamente quente pode danificar os fios e remover toda a oleosidade, levando à desidratação do cabelo. Portanto, não importa quão bom pareça um banho quente, é melhor ficar sem ele. Enxágue o couro cabeludo com água morna e as pontas com água fria.

Lute contra os cachos

Veja esta postagem no Instagram

Uma postagem compartilhada por Kerastase (@kerastase_official)

Quer a causa seja o frio, o ar seco, o vapor ou o uso de chapéu, o cabelo fica mais crespo e eletrifica mais no inverno. Para domesticá-lo com sucesso, compre um soro anti-frizz. Pode ser aplicado tanto em cabelos secos quanto molhados – no primeiro caso, o soro vai alisar os cachos e, no segundo caso, evitará sua formação.

Evite tratamentos quentes

Assim como a lavagem, o calor excessivo durante a modelagem pode prejudicar seriamente a aparência e a saúde do cabelo, independentemente da estação. No inverno, porém, esses efeitos são muito mais visíveis. Tente poupar o seu cabelo de todas as “ferramentas” possíveis de embelezamento (secador de cabelo, modelador de cabelo, prensa…) e em cada oportunidade conveniente deixe o seu cabelo secar naturalmente. Isso não significa de forma alguma sair com a cabeça molhada no frio! Seque com o secador sem, mas certifique-se de que o calor do ar não seja máximo e que o secador fique a pelo menos 15 cm do cabelo. Além disso, aplique protetores de calor no cabelo antes de secar. Eles formam uma espécie de escudo em volta do cabelo, então nem o secador, nem a chapinha, nem a prensa vão conseguir prejudicá-lo!

4 dicas bônus

Veja esta postagem no Instagram

Uma postagem compartilhada por Kerastase (@kerastase_official)

  • Os cuidados capilares no inverno incluem visitas regulares ao cabeleireiro e corte das pontas a cada 6-8 semanas.
  • O cabelo seco pode ser consequência de lavagens muito frequentes, por isso é aconselhável limitá-lo a (no máximo) duas vezes por semana.
  • Sabemos que o chapéu protege a cabeça, mas no inverno também pode proteger os cabelos do frio, claro, sob certas condições. Para evitar o efeito contrário, opte por materiais naturais (lã, algodão), pois os sintéticos ficam eletrificados e aumentam a chance de caspa. Se o seu chapéu preferido não for um dos materiais recomendados, enrole o cabelo em uma toalha antes de colocá-lo na cabeça. Você ficará mais aquecido e manterá seu cabelo.
  • Por fim, não negligencie a importância de uma alimentação equilibrada e de uma hidratação regular. Coma alimentos ricos em vitaminas e proteínas e beba bastante líquido.

Leia mais: O que é peeling capilar e quais os seus benefícios?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *