O ritual moderno de coloração das unhas tem origem no passado, há muito tempo. Na verdade, tudo começa na Chinaonde já em 3000 aC os chineses pintaram as unhas com tintas naturais. Os membros da dinastia real mantinham as unhas compridas, indicando um status social elevado. As tinturas eram uma mistura de clara de ovo, cera e tinturas de vegetais e na maioria das vezes coloriam as unhas em ouro e prata.
No Antigo Egito, a intensidade da laca indicava distinção de classe. Tons neutros foram destinados a representantes da classe baixa, enquanto a cor vermelha foi considerado um símbolo do poder real. Os egípcios usavam a hena para obter uma mistura vermelha para embelezar as unhas.
O primeiro salão de manicure
Ao longo dos séculos, o cuidado e a coloração das unhas continuaram a evoluir e a mudar, e o primeiro salão de manicura abriu em 1870, e onde mais senão em Paris! Alguns anos depois, Nova York ganhou seu reino da manicure quando um salão de beleza foi inaugurado em Manhattan.
Unhas inspiradas em carros
Na década de 1920, quando a indústria automobilística estava em franca expansão, inspirada tintas acrílicas para carros os maquiadores também começaram a usar as tintas nas unhas. Elas pintam as unhas com diversos tons e cores, o que inspira os jovens ávidos por novidades. Alguns anos depois, foi produzido o primeiro esmalte, em diversas tonalidades diferentes. O verniz pode ser adquirido em lojas mesmo durante A Grande Depressão.
Hollywood e unhas vermelhas
Lindas unhas vermelhas atingiram o auge da fama durante os filmes coloridos de Hollywood. Nessa época, todas as estrelas usam esmalte vermelho, e uma das fãs da manicure vermelha é Rita Hayworth. Desde então, a manicure vermelha continua sendo um clássico da moda.
Alguns fatos interessantes
– O criador das unhas artificiais é um dentista que utiliza materiais dentários e consumíveis
– A popular manicure francesa desenvolvida na década de setenta do século passado
– A cultura grunge e rock reforça a tendência da manicure negra, tanto para mulheres quanto para homens.
Mais sobre: O casamento real e a cotovelada que surpreendeu o mundo