Com convidados ilustres, uma programação rica e bom humor, o município de Strumyani celebrou o seu feriado

“O município de Strumyani é pequeno, mas é conhecido no exterior e no nosso país como um local promissor para o desenvolvimento de bom turismo e negócios”, disse o prefeito de Strumyani, Emil Iliev, em seu discurso de boas-vindas por ocasião do 45º aniversário da criação do município.

A celebração reuniu convidados de alto escalão. Um convidado especial foi a embaixadora da Macedônia do Norte em nosso país, Agneza Rusi Popovska, o prefeito do município de Berovo, Zvonko Pekevski, o governador regional de Blagoevgrad, Maria Dimova, Sua Eminência, o Metropolita Serafim de Nevrokop, prefeitos e outros.

O município de Strumyani começou a funcionar oficialmente em 7 de abril de 1979. Por isso, desde 2000, o feriado da cidade é comemorado no dia 7 de abril, mas tradicionalmente as comemorações acontecem em dia de folga próximo a essa data.

Neste feriado, unimos os nossos sentimentos ao nosso município natal e o coração de cada um de nós está entusiasmado com a alegria e as emoções do feriado, com as nossas esperanças e desejo de continuar o desenvolvimento de Strumyani como município europeu, disse o prefeito de Strumyani, Emil Iliev, em seu discurso de boas-vindas.

Salientou que contam mais quatro anos, durante os quais tiveram a oportunidade de trabalhar para o futuro de Strumyani – “pequeno, mas com oportunidades cada vez maiores e cada vez mais conhecido no nosso país, mas também no estrangeiro”. Porque há algo de que nos orgulhar – o nosso patriotismo e a nossa hospitalidade, a nossa bela natureza, a nossa cultura e marcos históricos, bem como o Festival Internacional de Folclore “Malesevo canta e dança”, disse o autarca.

Ele destacou que nos últimos 12 anos o município atraiu investimentos superiores a 30 milhões de BGN, desenvolveu sua infraestrutura e melhorias.

O autarca destacou a construção de uma estação de tratamento, que de carácter meramente processual abre oportunidades para a construção de novas infra-estruturas subterrâneas de abastecimento de água e esgotos, a construção e asfaltagem de ruas e passeios em zonas povoadas do concelho, pontes sobre o complexo para pessoas com perturbações mentais na aldeia de Kamenitsa, asfaltamento da estrada entre Tsaparevo e Goreme, para que a construção e melhoria dos pequenos povoados da zona acompanhem a futura construção da passagem fronteiriça “Klepalo”.

No entanto, a maior prioridade do município continua a ser a abertura da passagem fronteiriça de Klepalo, que há 40 anos é um sonho de gerações de residentes do município.

Segundo os dois autarcas de Strumyani e Berovo, este ponto dará novos horizontes para o desenvolvimento dos dois municípios fronteiriços. Isso impulsionará o turismo, os negócios, as parcerias e as amizades.

A Embaixadora Agneza Rusi Popovska também parabenizou os moradores do município.

Salientou que as relações entre os dois municípios de Strumyani e Berovo são um exemplo de boa vizinhança, um exemplo de construção de pontes e de construção de amizades entre os dois países e povos.

No dia do feriado, o município de Strumyani preparou uma rica programação que reuniu milhares de pessoas na praça. Jovens e velhos dançaram no palco, amadores se apresentaram, Nelina cantou, houve show de fogo e Torino e Pashata cantaram para os jovens.

Na praça também houve uma colorida exposição – um bazar criado pelas crianças e funcionários da Escola Primária “Buditel – 1997” – aldeia Strumyani, “Bratya Miladinovi – 1936” Escola Primária – aldeia Mikrevo, “Kliment Ohridski-1920” Escola Primária Escola – aldeia Ilindentsi, jardim infantil “Patilantsi” – aldeia Mikrevo, aldeia Strumyani e aldeia Ilindentsi e “St. Paisiy Hilendarski” – a vila de Mikrevo encantou os moradores e visitantes da praça “7 de abril” na vila de Strumyani.

A exposição exibiu lembranças artesanais, cartões, ovos de Páscoa lindamente pintados, decorações diversas para a mesa festiva de Páscoa e muitas outras coisas feitas com amor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *