Desde as 05:00 desta manhã que os bombeiros e mais de 70 pessoas das explorações florestais do território da Empresa Estatal do Sudoeste estão no terreno a combater o incêndio perto da aldeia de Senokos. Segundo informações do Eng. Blagoi Kishev, diretor do Estado Florestal – Simitli, o incêndio passou pela aldeia “Dimovtsi”.
“Neste momento estamos a falar de um típico incêndio florestal. Está queimando em várias frentes. As equipes são enviadas para o terreno, extinguindo pequenos focos locais”, acrescentou.
A previsão é que hoje aeronaves estejam envolvidas no combate ao incêndio florestal. Os voluntários também se reúnem na área do desvio para a Capela de Santa Marina, na aldeia de Senokos. Ali foi formada uma sede que fornecerá informações sobre a organização para atuação.
Relembramos que quem pretende envolver-se no combate a incêndios deve possuir vestuário e calçado adequado, estar bem equipado, em boa forma física, não tomar medicamentos e estar isento de asma e/ou doenças crónicas. Todos os que queiram envolver-se na extinção do incêndio deverão seguir as instruções das autoridades e instituições competentes que se encontrem no terreno.
O Município de Simitli agradece a todos que desejam participar na extinção das chamas que consumiram a floresta perto da aldeia de Senokos. A vida e a saúde das pessoas são o mais importante, portanto aqueles que não atenderem às condições acima não poderão entrar em campo.
Em relação ao incêndio ocorrido nas terras da aldeia de Senokos, o prefeito do município de Simitli, Apostol Apostolov, declarou estado de emergência no território do município.