Moradores de duas aldeias no município de Strumyani foram evacuados

Mais de 20 mil acres de floresta foram cobertos pelo fogo perto de Strumyani. Isto foi dito aos jornalistas pelo Secretário-Chefe do Ministério da Administração Interna, Comissário-Chefe Dimitar Kangaldzhiev, repórter de “Foco“.

“O maciço florestal está a arder, que tem mais de 20 mil decares entre as aldeias de Tsaparevo e Mikrevo. Neste momento, estão a ser construídas clareiras à volta da aldeia de Tsaparevo, e também a aldeia de Tsaparevo e a aldeia de Karpelevo foram evacuadas Uma parte da população da aldeia de Tsaparevo está neste momento a ser embarcada em autocarros e será conduzida para a aldeia de Mikrevo. Foram criadas condições para que todos possam pernoitar no município de Sandanski”, disse.

Pelas suas palavras, ficou claro que os presidentes dos dois municípios de Strumyani e Sandanski – Emil Iliev e Atanas Stoyanov, juntamente com o governador regional Georgi Dinev e os vice-governadores regionais de Blagoevgrad estão no terreno, bem como funcionários do explorações florestais da Silvicultura do Sul da Ucrânia.

Kangaldzhiev acrescentou que mais de 23 viaturas de “Segurança contra Incêndios e Proteção da População” estão trabalhando para controlar a situação, além de funcionários florestais, equipe do serviço de emergência do Município Metropolitano, voluntários e militares.

No total, mais de 30 equipes e veículos estão envolvidos na luta contra o elemento ígneo, assim como os dois aviões franceses. Duas máquinas sobre esteiras também estão no campo, uma já está construindo clareiras e a outra está subindo até a vila de Tsaparevo.

“No momento, a boa notícia é que a frente do incêndio não está se movendo em direção a um local povoado. Está se movendo para o sul. O objetivo que nos propusemos é proteger a chamada estrada entre a aldeia de Mikrevo e Tsaparevo e não permitir que se desloque “na direção sul. Em relação aos outros dois assentamentos, Karpelevo e Slivnitsa, não há perigo para os moradores. Não há frente de fogo”, explicou.

Pelas palavras do secretário-chefe do Ministério da Administração Interna, ficou claro que ninguém ficou ferido no incêndio na montanha Maleshev.

“A situação está calma. Segundo os dados que tenho do presidente da Câmara da aldeia de Tsaparevo, cerca de 100 pessoas foram evacuadas e 18 de Karpelevo”, acrescentou.

Kangaldzhiev também disse que os dois aviões franceses estiveram ativamente envolvidos no combate ao incêndio perto de Strumyani. “A questão é que a distância se torna muito grande, já que eles enchem da barragem Dospat, e se obtém uma amplitude maior do que o tempo em que não vazam. O que tenho como garantia dos colegas que estiveram anteriormente no Slavyanka montanha, horas atrás, os colegas da aviação francesa estavam derramando, infelizmente, há um incêndio aqui. No momento, os aviões ainda estão voando. Enviamos um inquérito ao Ministério da Defesa em um helicóptero. na zona da aldeia de Karpelevo”, acrescentou.

O secretário-chefe do Ministério da Administração Interna especificou que o incêndio começou nas terras da aldeia de Slivnitsa, mas devido ao vento forte aumentou rapidamente. Em alguns lugares, o fogo está no auge.

No âmbito do Mecanismo de Proteção Civil da UE, a Bulgária já solicitou que mais aeronaves fossem incluídas na luta contra os incêndios. Neste momento, o nosso país está em dinheiro com a Roménia.

Agência Foco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *