A comemoração começou com um serviço memorial para aqueles que morreram pela libertação de Gorna Jumaya da escravidão otomana e a colocação de flores em frente às placas memoriais do Major Ivan Pavlovich Orlinski, Spas Georgiev, Hadji Kote Chorbadzhigoshev e o memorial da família Delchev , localizado no pátio da igreja “Introdução da Virgem” no feriado de Blagoevgrad.
O ritual da igreja foi realizado por Sua Eminência o Metropolita Serafim de Neurokop e sacerdotes.
Flores também foram colocadas em frente ao busto-monumento do revolucionário búlgaro, lutador pela liberdade de Gorna Jumaya e Pirin Macedonia Ichko Boychev.
As celebrações continuaram com uma cerimónia oficial na Praça da Macedónia, onde a bandeira nacional foi hasteada ao som do hino da República da Bulgária.
“Sobre Pirina, cantamos com mais intensidade no hino, mas o sol não brilhou sobre Pirina quando o Congresso de Berlim dividiu a nossa Bulgária e deixou toda a Macedónia de Pirin sob a opressão turca por muitos mais anos. Durante 34 anos após 1878, Gorna Jumaya e Pirin Macedonia permaneceram na escravidão. A liberdade não veio até nós à toa, pisamos no sangue e nos ossos dos outros, devemos ser dignos. A dignidade não se compra nem se vende, ela se conquista através de ações diárias e do exemplo diário. Devemos tudo isto aos nossos antepassados, devemos ser dignos deles e de todas as maravilhosas crianças da Bulgária. A liberdade é uma ação, a liberdade é uma façanha. Boas festas, Blagoevgrad!”, disse o prefeito do município de Blagoevgrad em seu discurso de boas-vindas.
Coroas e flores foram depositadas em memória dos mortos no monumento da milícia macedônia-Odrina “Mãe Bulgária” na Praça Mite Markov.
O prefeito Metodi Baikushev e o presidente do Conselho Municipal Radoslav Taskov entregaram placas aos recém-premiados cidadãos honorários de Blagoevgrad em uma sessão solene.
O título de “Cidadão Honorário” foi concedido postumamente ao artista Stoine Shalamanov, que recebeu o reconhecimento por méritos especiais no desenvolvimento do DT “N. Vaptsarov”.
Uma placa honorária por ocasião dos 60 anos de atividade criativa e contribuição para o desenvolvimento espiritual de Blagoevgrad e da região de Pirin também foi entregue ao compositor e maestro Dimitar Dinev.
O título de “Cidadão Homenageado” de Blagoevgrad foi concedido à atriz da DT “N. Vaptsarov” e diretora artística do Teatro Juvenil “Sturcho” do Teatro Nacional da Federação Russa Yulia Jivdjorska pela notável contribuição, dedicação e desenvolvimento profissional do teatro, cultura, arte e méritos na educação de centenas de crianças talentosas.
Durante a sessão solene, foram concedidas bolsas de estudo “Quinto de Outubro” a crianças superdotadas, entre elas: Stoyan Smilkov, aluno do VI ano do PMG “Sergei Korolev”, Deyan Chonev, aluno do IX ano do EG ” Acad. Lyudmil Stoyanov”, Rosina Ivanova, aluna do VII ano do III Ensino Fundamental “Dimitar Talev”, Gabriela Stavreva, aluna do VII ano do III Ensino Fundamental “Dimitar Talev”, Jaya – Rade Davis, aluna do o grau XI do “St. Santo. Cirilo e Metódio”, Ivan Krotev, aluno do 6º ano do VIII SU “Arseni Kostentsev”, Bozhidara Ilieva, aluno do 7º ano do 8º SU “Arseni Kostentsev”, Nikolai Angelov, aluno do 9º ano no PMG “Sergei Korolev”, Martin Stoilov, aluno do 9º ano do PMG “Sergei Korolev”, Ivaylo Pirinski, aluno do 7º ano do 7º SU “Kuzman Shapkarev”, Nasko Mikov, aluno do 10º ano no EX.: “Acad. Lyudmil Stoyanov” e Lyubomir Stanoev, aluno do XI ano do PGSAG “Vasil Levski”.
As celebrações contaram com a presença do Ministro da Inovação e Crescimento Assoc Rosen Karadimov, do governador regional Georgi Dinev, do presidente do Conselho Regional Radoslav Taskov, do público e dos cidadãos.