Um dos grandes eventos da programação dedicada aos 112 anos da libertação de Razlog é a exposição individual retrospectiva de Krum Chilev.
O artista de 88 anos nasceu em Razlog e durante toda a sua vida incorporou o seu amor pela sua terra natal, pela natureza e pelas pessoas nas suas pinturas, desenhos e esculturas. Formou-se na escola secundária de artes em Sófia e é membro do Sindicato dos Artistas Búlgaros.
Suas esculturas são o busto-monumento de Peyo K. Yavorov em Blagoevgrad e Gotse Delchev, ele também restaurou o monumento do poeta em sua cidade natal.
Apesar de sua especialização no processamento de pedras, Krum Chilev gradualmente ficou fascinado pela pintura e criou centenas de pinturas que ganharam prêmios nacionais. Sobre ele, Vladimir Svintila diz que é “um desenvolvimento significativo na arte”.
O artista Razlog apresentará cerca de 50 telas em uma exposição retrospectiva, a maioria das quais são paisagens de sua terra natal, Razlog. Sua paleta é magistral e os tons são pastéis, suaves e quentes.
As obras do artista Krum Chilev são propriedade de galerias e coleções particulares nacionais e estrangeiras.