As famosas rochas Komatinsky na montanha Vlahina são agora uma área protegida. O marco natural possui uma área de 192 hectares. As formações únicas, que não são inferiores às rochas de Belogradchik, estão localizadas a 25 quilômetros de Simitli e algumas delas atingem 100 metros de altura.
Eles deveriam ter entre 35 e 40 milhões de anos. As rochas estão rodeadas por espécies vegetais e animais emblemáticas desta zona. Lendas sobre ouro escondido em suas entranhas levam muitos caçadores de tesouros a esses lugares. Existem proibições contra danos às formações rochosas. Não serão permitidos passeios de quadriciclo, fogueiras e acampamentos fora das áreas designadas; mais restrições serão introduzidas.
A proposta do ecologista Toma Belev de introduzir restrições para uma área muito maior, mais de 2.200 acres, e proibir atividades humanas em toda esta área, foi rejeitada. O Município de Simitli quer transformar as Rochas de Komati num centro de turismo baseado na natureza com trilhas ecológicas, locais de observação de aves, ciclismo e turismo fotográfico.
Perto deles fica o Mosteiro de Troskov “São Arcanjo Miguel”, bem como uma fortaleza medieval. A autarquia já iniciou o procedimento de reabilitação da estrada de acesso à aldeia de Brestovo, que fica no sopé das falésias. A fácil acessibilidade fará deste local um destino turístico central para todo o sudoeste da Bulgária. A combinação do fenômeno natural com as características culturais e gastronômicas são pré-requisitos para que as rochas Komatin atraiam muitos amantes da natureza selvagem e intocada. /Ilinden imprensa