O novo ano letivo já começou para os alunos que estudam ativamente na escola extracurricular para uma formação inovadora para uma carreira em TI no município de Simitli.
Lembramos que em 2023 foi lançada a formação no Município de Simitli, que se enquadra no Programa Nacional “Formação para uma Carreira em TI” – profissão “Programador Aplicado” do Ministério da Educação e Ciência.
Agradecemos ao prefeito do município de Simitli, Apostol Apostolov, deputado Stefan Apostolov, o apoio excepcional de Georgi Grigorov – diretor executivo e proprietário da AD “Gravis Bulgária”, através da assistência de Ivaylo Gotsev – chefe da unidade municipal “Instituições de Serviços Sociais” em Município de Simitli e professores de informática da SU “St. Santo. Cirilo e Metódio” – cidade de Simitli, a formação acontece pelo segundo ano consecutivo no Município de Simitli.
Apenas são admitidos no programa alunos do 10º ano, uma vez que os do ano passado já estão no 11º ano e continuarão a sua formação de três anos como “Programador Aplicado”.
Durante o processo de aprendizagem no programa de três anos, os alunos têm a oportunidade de aprender a trabalhar com diferentes sistemas operacionais, linguagens de programação (linguagens algorítmicas), utilizar ferramentas de software como ambientes de desenvolvimento integrados, ferramentas de modelagem, controle de código-fonte e configurações , sistemas para montagem automatizada (construção) e testes automatizados.
Os alunos conhecerão e serão capazes de aplicar os tipos básicos de algoritmos, estruturas de dados e formas de organizar bem o código do programa, bem como instalar, configurar e administrar o software aplicativo necessário para funcionar de acordo com as necessidades do cliente. O treinamento também fornece habilidades para testar e implantar aplicativos. O programa nacional tem duração de três anos, e novas admissões para alunos do décimo ano serão realizadas em 2024 e 2025.
A prioridade do programa, além dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso, é a possibilidade, após a conclusão dos estudos do programa, de os alunos começarem a trabalhar em empresas de software, não excluindo a possibilidade de o fazerem mesmo estando no 12º nota.
Programa nacional “Formação para uma carreira informática” – profissão “Programador aplicado”, profissão cuja profissão com o currículo atual foi aprovada pela Agência Nacional de Ensino e Formação Profissional (NAPEO) e pelo Ministério da Educação e Ciência (MES) em 2016.
A NP “Formação para uma carreira informática” teve início no ano letivo 2017-2018 em resultado do Acordo assinado em 2016 entre as associações informáticas e o Ministério da Educação e Ciência.
A formação é realizada em escolas secundárias profissionais e escolas em que a educação profissional é realizada de acordo com o plano estadual de admissão para aquisição de qualificação profissional em especialidades de profissões de direção profissional código 481 “Informática” da Lista de profissões para profissionais educação e formação e é apoiado por 5 centros atribuídos às respetivas escolas.
O município de Simitli enquadra-se no âmbito da Escola Secundária Profissional de Tecnologias e Sistemas Informáticos, Pravets (PG no CTS) e nesse sentido a formação será ministrada pelos seus professores, bem como pelos professores Stanislav Topuzov e Yordanka Zlateva da SU “St . Santo. Cirilo e Metódio” – cidade de Simitli.
Para a formação, o Município de Simitli cedeu à “Gravis Bulgária” AD um dos quartos da antiga pensão, e o equipamento para a formação foi fornecido pelo proprietário e diretor executivo e proprietário da “Gravis Bulgária” AD Georgi Grigorov.
Além disso, o proprietário da “Gravis Bulgária” JSC Georgi Grigorov compromete-se a financiar diversas formas de estímulo aos alunos e professores no âmbito do Programa Nacional “Formação para uma carreira em TI”, a fim de apoiar a sustentabilidade do programa no Município de Simitli .
A abertura oficial contou com a presença do diretor executivo e proprietário da “Gravis Bulgária” JSC Georgi Grigorov, dos professores Stanislav Topuzov e Yordanka Zlateva da SU “St. Santo. Cirilo e Metódio” – a cidade de Simitli, bem como Momchil Petkov – professor da Escola Secundária Profissional de Tecnologias e Sistemas Informáticos, Pravets, bem como pais de alunos que continuam ativamente o seu curso no âmbito do Programa Nacional “Formação para uma carreira em TI” em Simitli.