Com uma liturgia e um programa solene em Blagoevgrad, comemoram-se os 112 anos da libertação de Gorna Jumaya e Pirin da Macedônia.
As celebrações começam às 10h do dia 5 de outubro com um serviço memorial aos mortos e a colocação de flores em frente às placas memoriais do Major Ivan Pavlovich Orlinski, Spas Georgiev, Hadji Kote Chorbadzhigoshev e ao memorial da família Delchev, localizado no pátio do templo “Introdução da Virgem” no distrito ” Varosha”.
Imediatamente a seguir, às 11h15, serão depositadas flores em frente ao busto-monumento do revolucionário búlgaro, lutador pela liberdade de Gorna Jumaya e Pirin Macedónia, Ichko Boychev. O programa continuará na Praça “Macedónia”, onde às 11h30 será hasteada a bandeira nacional em frente ao majestoso monumento do Voivode Gotse Delchev.
Às 12h00 do mesmo dia, terá lugar um ritual de colocação de coroas e flores no monumento da milícia macedónia-Odrina “Mãe Bulgária”, localizado na praça “Mite Markov” – perto do Centro Juvenil. A primeira parte da programação festiva por ocasião do dia 5 de outubro terminará com o Panorama das Artes, que começa às 12h30 na área subterrânea da Praça Georgi Izmirliev. No final da tarde de sábado, a partir das 17h30, terá lugar no salão “22 de Setembro” uma sessão solene da Câmara Municipal – Blagoevgrad.
Em 5 de outubro de 1912, a Segunda Libertação de Gorna Jumaya tornou-se um fato. Partes da VII Divisão Rila passaram pela guarda de fronteira do Império Otomano, localizada na ponte do rio Rilska, perto da vila de Barakovo, e libertaram a atual Blagoevgrad. As unidades do exército búlgaro continuaram a sua marcha vitoriosa para o sul e assim finalmente libertaram toda a área de Pirin da escravidão turca.