O evento é uma homenagem dos artistas da ópera aos idosos, cujo Dia Internacional celebramos no dia 1º de outubro.
A programação incluiu obras clássicas e árias de óperas, executadas com a maestria dos solistas Venera Meleki, Denis Boyadzhiev, da pianista Milena Tomanova e do quarteto de cordas composto por Stoil Bogdanov, Kristina Tomanova, Petar Kushlev e Mario Atanasov.
O concerto trouxe muitas emoções positivas aos idosos, que eles próprios sublinharam e agradeceram pelos presentes momentos de emoção.
Lembramos que o Município de Blagoevgrad está a trabalhar na reparação e reconstrução do edifício existente do Lar de Idosos, bem como na construção de um novo edifício no pátio do serviço social com capacidade para 25 lugares. Atualmente, os habitantes de “Sveta Petka” são 60 pessoas.
As atividades serão realizadas no âmbito do projeto “Reforma de um Lar para Idosos no Município de Blagoevgrad, cujo valor é de BGN 5.531.619, e o financiamento é realizado no âmbito do Plano Nacional de Recuperação e Sustentabilidade, implementado com o apoio financeiro de a União Europeia – Próxima Geração UE. O prazo para implementação é 31.12.2025.
Neste momento estão em curso procedimentos de contratação pública de mobiliário, equipamentos e fornecimento de televisores, configurações informáticas, computadores portáteis, dispositivos multifunções, etc. no serviço social.
Serão abertas propostas para as principais atividades do projeto, nomeadamente para a seleção de um empreiteiro para um novo edifício e renovação do existente.
No final da semana passada, a Câmara Municipal aceitou a proposta do Presidente da Câmara Metodi Baikushev para a elaboração de um Plano de Desenvolvimento Detalhado para permitir a construção de 3 novos edifícios no pátio do Lar para Adultos com Demência “St. Mina” na aldeia de Padesh.
A prestação de serviços sociais de qualidade e a sua melhoria contínua está entre as prioridades da liderança municipal.